Bernartt Advogados

Postado em: 7 jan 2022

Recuperação de crédito em tempos de crise econômica

Na atividade empresarial, uma das formas de girar estoque e aumentar a entrada de recursos no caixa, são as vendas a prazo. No entanto, a utilização de diversas formas de pagamento para essas vendas pode trazer dores de cabeça para o empresário devido a inadimplência e a falta de planejamento para uma recuperação de crédito eficiente.

Dito isso, resgatar esses valores é vital para a sobrevivência de qualquer negócio, isto porque, a entrada de recursos no caixa fará com que a empresa possa realizar suas operações econômicas com maior segurança e solidez, cumprindo um planejamento financeiro e estratégico.

Sabendo da importância do tema, seja qual for a fase da inadimplência, o objetivo principal é recuperar dinheiro para o caixa. Com isso, elaboramos este artigo onde o leitor irá encontrar mais detalhes sobre esse assunto nos seguintes tópicos:

  1. O que é recuperação de crédito?
  2. Quais são os tipos de recuperação de crédito?
  3. Diferenças essenciais entre cobrança e recuperação de crédito.
  4. Quais as vantagens da cobrança e da recuperação de dívidas?

Confira esses e outros pontos importantes a seguir!

O QUE É RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO?

A recuperação de crédito consiste na adoção de métodos estudados e organizados para garantir o recebimento de valores vencidos. Essas práticas podem ser executadas por pessoas físicas credoras ou por pessoas jurídicas.

A estratégia para de recuperação de crédito, irá depender de qual estágio o compromisso vencido se encontra, podendo ser:

  1. Preventivo;
  2. Contencioso –  quando a demanda já está instalada é preciso utilizar-se dos meios judiciais para garantir o recebimento.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO?

Os dois tipos de recuperação de crédito são:

  1. Extrajudicial (ou amigável);
  2. Judicial.

A recuperação extrajudicial costuma ser o método mais rápido e menos oneroso, afinal, ela visa negociar direto com o cliente por meio de uma assessoria especializada, seja da própria empresa, terceirizada ou advogados especializados em recuperação de créditos.

Nesta modalidade, geralmente, são oferecidos descontos, parcelamentos e outras formas de pagamento da dívida do inadimplente. O objetivo é restabelecer valores perdidos ao fluxo de caixa da empresa.

Seguindo outra linha de atuação, a cobrança judicial é usada apenas quando as práticas de negociação extrajudicial (ou amigável) falharam e a empresa corre risco de não recuperar o crédito. É uma solução que exige um trabalho mais minucioso e técnico, de modo a minimizar a morosidade da justiça brasileira.

DIFERENÇAS ESSENCIAIS ENTRE COBRANÇA E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO.

Apesar de na ideia das pessoas pensarem que cobrança e recuperação de créditos consistem na mesma operação, há uma diferença entre esses dois procedimentos. Sendo a cobrança um estágio inicial de uma dívida, ou seja, quando o vencimento expirou há pouco tempo e de uma forma simples e até informal, a empresa efetua a cobrança através de um contato informando o atraso no pagamento e solicitando uma nova data para que o devedor quite o débito.

Por meio de técnicas de abordagem e um planejamento de cobrança, torna- se mais fácil a recuperação do débito. Isto porque, o objetivo é fazer com que o devedor efetue o pagamento, que muitas vezes resultante de motivos pessoais, não foi possível honrar com o compromisso naquele momento.

Por sua vez, a recuperação de crédito tem como grande foco, restabelecer o poder de compra do devedor perante o mercado ajudando a quitar o seu débito antigo. Desse modo, as empresas visam oferecer inúmeras alternativas mantendo o equilíbrio econômico da relação, a fim de abrir uma oportunidade para o devedor negociar o valor do inadimplente.

QUAIS AS VANTAGENS DA COBRANÇA E DA RECUPERAÇÃO DE DÍVIDAS?

Os benefícios da recuperação de crédito podem ser vistos tanto para o devedor quanto para o credor. Afinal, a inadimplência compromete o orçamento mensal da empresa credora, dificultando o pagamento de dívidas básicas como água, luz, telefone, internet e salário de funcionários, e em relação ao devedor, ficar inadimplente reduz seu poder de compra, devido às restrições nas condições de pagamento com outras empresas quando é incluído no cadastro de proteção ao crédito.

Além disso, com recebimentos em atraso, muitas empresas recorrem aos empréstimos e, consequentemente, ao pagamento de juros.

Com a recuperação desses valores, o advogado especialista consegue créditos atrasados e o empresário consegue manter sua empresa em atividade, restabelecendo sua saúde financeira.

Esse processo de recuperação de créditos não é algo simples e sua complexidade requer profissionais especializados em cobrança, tanto nos casos de pessoa jurídica contra pessoa física quanto naqueles entre pessoas físicas apenas.

Com uma boa equipe de especialistas, o processo de recuperação de crédito, a pessoa física ou jurídica, de posse de títulos vencidos, deve observar que espécie de título tem em suas mãos e a data de emissão.

Estas análises são importantes devido aos títulos terem prazos de validade de acordo com sua natureza. Portanto, os títulos após um determinado tempo, não podem ser cobrados em ações judiciais.

Diante disso, tanto a pessoa física como a jurídica, não devem deixar seus títulos na “gaveta”, quanto antes ajuizarem as ações, mais rápido terá a chance de recuperar tal crédito nos seus caixas.

O escritório Bernartt Advogados se dedica a diversas demandas desse mercado, garantindo assessoria jurídica de nível elevado.

Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, estaremos à disposição para orientá-lo e seguiremos compartilhando informações importantes

Voltar



Quer saber mais?

Inscreva-se para receber nosso conteúdo!

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.

Ao informar seus dados, você está ciente da Política de Privacidade.

Desenvolvido por In Company