Dívidas Trabalhistas: esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema!
Ao abrir uma empresa e contratar funcionários, é necessário que o empresário tenha em mente a grande carga de responsabilidades que se inicia.
Muito além de negócios e vendas, uma corporação carrega consigo uma série de pormenores legais que, quando negligenciados, podem trazer enorme dor de cabeça a todos os envolvidos.
Um dos principais pontos a serem levados com grande seriedade pelo empregador é a legislação trabalhista; a Consolidação das Leis do Trabalho existe como uma forma de proteger e assegurar ao empregado todos os seus direitos, bem como tornar claro seus deveres.
Quando algum desses direitos é violado, a chance de ganhar uma Dívida Trabalhista é inevitável.
Pensando nisso, o Dr. Flávio Bernartt irá esclarecer as principais dúvidas sobre o tema para que o risco passe bem longe de sua empresa. Confira!
O que é uma dívida trabalhista?
“A dívida trabalhista é aquela gerada a partir de ações trabalhistas”, explica Dr. Flávio.
“O que isso significa? Uma pessoa, por exemplo, trabalhou numa empresa e entendeu que alguns valores não foram quitados, entrou com uma ação e teve êxito. Assim, todos os seus pedidos que tiverem êxito se transformarão em dívidas trabalhistas”, finaliza.
De que forma as dívidas trabalhistas são cobradas?
“A dívida trabalhista é cobrada da seguinte forma”, explica Dr. Flávio:
“Inicia o processo pela fase de conhecimento, em que o réu é chamado para responder aos pedidos do autor. Após a colheita de provas, o juiz profere a sua decisão, que pode ter recurso para o tribunal.
Finda essa fase, e determinado o direito, o Juiz nomeia um contador para calcular as verbas devidas, e o réu será intimado a pagá-las. Caso deixe de pagar, inicia-se a execução forçada”
O que leva o empregador a acumular esses débitos?
Para essa pergunta, Dr. Flávio é direto: “Não seguir as leis trabalhistas. A lei trabalhista é federal e vale para o Brasil inteiro. Necessariamente, em uma relação de trabalho, ela deve ser cumprida; caso contrário, o empregador corre o risco de acumular os débitos.”
Quais as consequências em caso de não pagamento de uma dívida trabalhista?
“Em caso de não pagamento da dívida, ocorre a Execução Forçada. Bloqueio de contas em nome do réu, penhora de seus bens e análise da declaração do Imposto de Renda.”
Minha empresa está com muitas dívidas trabalhistas. Qual a melhor alternativa para sair dessa situação?
É muito comum que, em um cenário conturbado como esse, o empregador busque várias soluções perigosas e ineficazes tentando resolver a situação por si só. Entretanto, Dr. Flávio Bernartt é categórico:
“A primeira coisa que deve ser feita é procurar um advogado especializado para tentar negociar essa dívida.
Além disso, para não correr o risco de tê-las, é importante sempre consultar especialistas, fazer consultoria e analisar todos os contratos de trabalho da sua empresa. Essa é a forma mais sensata e tranquila para não correr riscos futuros.”, finaliza o advogado.
Lembre-se: seus funcionários têm papel imprescindível para fazer sua empresa ser o que é. Não negligencie-os: evite os riscos!
Ainda tem alguma dúvida?
O escritório Bernartt Advogados Associados está à disposição para esclarecê-las. Entre em contato conosco!