INSS: Como utilizar a assistente virtual e ter atendimento prestado sem sair de casa
O Instituto Nacional do Seguro Social possui assistente virtual para te ajudar a solicitar os serviços pela plataforma Meu INSS. Saiba como!
Apesar de já estarmos cansados da rotina e dos novos hábitos decorrentes da pandemia da Covid-19, é preciso ter em mente que ela ainda não acabou. O isolamento social ainda é a medida mais eficaz de profilaxia, bem como os hábitos de higiene gerais, uso de máscaras e o do álcool em gel.
Quando pode-se evitar sair de casa, assim deve ser feito. Você sabia que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui a plataforma Meu INSS, que oferece vários serviços direto do seu celular?
Como cadastrar-se no Meu INSS?
Através da plataforma do Governo Federal gov.br, cadastrar-se no Meu INSS é fácil: basta inserir seu CPF, nome completo, data de nascimento e responder a algumas perguntas no formulário disponibilizado.
Quais serviços são ofertados?
Através da plataforma você pode ter mais de 90 serviços e benefícios disponibilizados em poucos cliques. Alguns deles são:
- Aposentadoria por Idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Salário maternidade
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
- Benefícios Assistenciais
- Certidão de tempo de contribuição
- Alterar local ou forma de pagamento
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Recurso e revisão
Além da solicitação, o Meu INSS, que pode ser acessado através de aplicativo (disponível para Android e iOS) ou do site, permite a digitalização de documentos de forma que o usuário possa acompanhar o status de sua solicitação.
Já ouviu falar da Helô?
Caso tenha dúvidas durante o uso do Meu INSS e ninguém possa te ajudar no momento, não se preocupe: a Helô, assistente virtual da plataforma, está disponível para te ajudar!
A inserção da Helô tem como objetivo tornar a experiência do usuário mais intuitiva, interativa e fácil. Ainda em fase de treinamento, ela é programada para esclarecer dúvidas para diversas situações que, conforme vão aparecendo, vão sendo atualizadas no sistema.
Através dela, pode-se também ser atendido diretamente por um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social, que conta atualmente com 300 colaboradores em atividade.
A tecnologia é uma grande aliada durante os tempos difíceis pelos quais estamos passando. Use-a a seu favor!
Para mais informações sobre o INSS, acesse nosso site:
bernartt.adv.br