Bernartt Advogados

Postado em: 19 jul 2018

Quem sacar PIS/Pasep em agosto receberá 8,97% a mais

Quem ainda não sacou o dinheiro do PIS/Pasep receberá 8,9741% a mais a partir de 8 de agosto. Divulgado nesta terça-feira (10) pelo Tesouro Nacional, o rendimento anual do fundo ficou acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses até junho, de 4,39%, segundo o IBGE.
Os bancos pagam o rendimento do PIS/Pasep só uma vez por ano, em todo mês de agosto. No ano passado, a taxa foi de 8,8781%.
O saldo PIS/Pasep ficou disponível para quem tem 57 anos ou mais a partir do dia 18 de julho. No dia 30 de junho, os pagamentos foram interrompidos para que o rendimento seja computado. Quem deixou para sacar o saldo a partir de 8 de agosto receberá mais dinheiro.
O valor médio a ser pago é de 1.370 reais por cotista. Assim, quem sacar a partir de agosto receberá 1.493 reais, em média.
Especialistas em planejamento financeiro recomendam que quem tem dívidas deve usar o dinheiro para quitá-las ou renegociá-las. Em seguida, a prioridade deve ser investir o recurso para ter uma reserva de emergência, um dinheiro disponível para usar a qualquer momento em caso de necessidade.

Quem tem direito ao saque do PIS/Pasep

Têm direito ao dinheiro trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram para o PIS ou para o Pasep  até 4 de outubro de 1988, que ainda não resgataram todo o saldo. Quem passou a contribuir após essa data não tem saldo para resgatar.
A Caixa é responsável pelo pagamento dos recursos do PIS, que corresponde a 80% do total, e o Banco do Brasil, pelo pagamento dos recursos do Pasep.
A partir de agosto, trabalhadores de qualquer idade poderão resgatar o saldo do PIS/Pasep, desde que tenham contribuído até 1988 e que ainda não tenha sacado o dinheiro.
No dia 8 de agosto, clientes da Caixa e do Banco do Brasil receberão o valor na conta corrente. De 14 de agosto a 28 de setembro, o pagamento estará disponível para todos.
Ao todo, 57 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com a medida.  Antes só podiam sacar o dinheiro os beneficiários com idade a partir de 60 anos. A medida provisória foi aprovada pelo Senado em maio e aguardava a sanção do presidente para entrar em vigor.

Como conferir se você tem saldo do PIS/Pasep a receber

O contribuinte pode conferir no site da Caixa, se for trabalhador da iniciativa privada, ou no site do Banco do Brasil, se for servidor público, se tem saldo do PIS ou do Pasep a receber, informando o CPF e a data de nascimento.
Na Caixa, a consulta também pode ser feita pelo telefone 0800-7260-207 ou nos caixas eletrônicos, com o Cartão do Cidadão.

Como sacar o saldo do PIS na Caixa

O PIS é pago pela Caixa para trabalhadores da iniciativa privada. Os pagamentos das cotas do PIS de até 1.500 reais podem ser realizados no autoatendimento da Caixa apenas com a Senha Cidadão, sem a necessidade do Cartão do Cidadão.
Também é possível sacar até esse valor nas lotéricas e correspondentes bancários com Cartão e Senha do Cidadão e apresentação de documento oficial de identificação com foto.
Saques de valores de até 3 mil reais podem ser feitos no autoatendimento da Caixa, lotéricas e correspondentes com Cartão e Senha Cidadão e documento oficial de identificação com foto. Saques acima de 3 mil reais só podem ser feitos nas agências, com documento oficial.

Como sacar o saldo do Pasep no Banco do Brasil

Pasep é pago pelo Banco do Brasil para trabalhadores do setor público. Quem não fore correntistas do BB pode transferir saldos de até 2.500 reais para outra conta de sua titularidade sem custo. A transferência via TED pode ser feita nos terminais de autoatendimento ou pelo site do BB. PIS/Pasep: Veja o que fazer se enfrentar problemas para sacar o dinheiro. 
Saques acima desse valor de não correntistas devem ser feitos na agência com apresentação de documento oficial de identificação.
Fonte: Exame

Voltar



Quer saber mais?

Inscreva-se para receber nosso conteúdo!

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.

Ao informar seus dados, você está ciente da Política de Privacidade.

Desenvolvido por In Company