Bernartt Advogados

Postado em: 15 jun 2018

A importância do trabalhador acompanhar sua aposentadoria

O Trabalhador brasileiro e contribuinte do INSS, por muitas vezes peca em não acompanhar mensalmente suas contribuições com a Previdência Social, deixando para depois o que vai ser muito importante em sua terceira idade.
Esse descuido leva a enorme problemas, que nem sempre são tão fáceis de se solucionar quando chega a hora de sua aposentadoria, criando dificuldades desde a concessão da aposentadoria até a redução no valor do seu benefício.
E ao contrário da crença popular que é preciso ser um especialista no assunto, o trabalhador pode e deve consultar seus benefícios sempre que possível. Hoje há ferramentas online para realizar este procedimento, e elas são bem simples. Para saber mais como consultar sua aposentadoria visite: http://www.saibaseusdireitos.org/aprenda-a-olhar-pela-internet-se-um-beneficio-do-inss-foi-concedido/
Se você ainda não ficou convencido da necessidade de acompanhar as suas contribuições e benefícios, vamos listar os principais motivos que irá fazer você repensar sobre o assunto.
1. Suas contribuições podem estar erradas.
O que parece um absurdo é bastante comum para quem trabalha na área. Simplesmente o empregador não contribui no valor do salário do empregado.
Normalmente isso pode acontecer por equívoco do empregador, por não saber que deve contribuir para o INSS em cima de todo o salário do trabalhador, ou pode ocorrer por má-fé, quando propositalmente o empregador declara para a Previdência Social que paga menos do que realmente paga, como forma de cortar os seus custos.
Independente do motivo, o trabalhador possui o direito de conferir suas contribuições e exigir o pagamento da diferença caso esteja errada.
2. Seus dados podem estar errados.
Outro problema bastante comum no dia-a-dia de quem deseja se aposentar, é que seus dados encontram-se errados na Previdência.
Apesar de ser um problema simples, que não irá gerar grandes dores de cabeça para o segurado, o mesmo pode acabar por atrasar a concessão de algum benefício que pode ser urgente, como por exemplo o auxílio-doença.
Os dados podem ser conferidos ao tirar o seu CNIS.
Verifique o endereço, nome completo, CPF e RG. Caso encontre alguma divergência, dirija-se até o posto de atendimento do INSS e requeira rapidamente a correção, levando os documentos corretos como comprovante.
3. Você pode ter direito a algum tipo de revisão.
Apesar deste problema não ser tão simples de resolver, com alguma ajuda especializada é possível encontrar milhares de segurados da Previdência que tem direito a revisão em suas contribuições e um aumento em seu tempo que já contribuiu.
Como por exemplo alguns segurados que trabalhavam com insalubridade (Locais que prejudicam sua saúde, como dentistas, trabalhadores em câmaras frias e outros), há lei garantindo a redução no tempo de contribuição, geralmente em 5, 10 e até 15 anos de contribuição.
Caso não conste para o INSS que o segurado trabalhou determinado período com insalubridade, o mesmo não será contabilizado para meios de redução no tempo de aposentadoria por tempo de contribuição.
Caso tenha quaisquer dúvidas sobre o assunto, os próprios atendentes do INSS ou um advogado pode ajudar na revisão e no planejamento previdenciário.
4. O segurado não sabe com quanto e nem quando irá se aposentar.
A importância do planejamento é muito falada e pouco conhecido entre os trabalhadores brasileiros, que acabam ficando prejudicados na hora de receber sua aposentadoria, que geralmente vem em valores menores do que esperado.
Ao acompanhar suas contribuições e realizar um planejamento previdenciário mais detalhado, o trabalhador pode estar de olho em quanto pode contribuir para ter uma aposentadoria tranquila.
O próprio INSS dispõe de calculadoras e simuladores de tempo de contribuição para dar uma estimativa para o segurado sobre quanto ele deve contribuir e com quanto irá se aposentar, fugindo assim de surpresas e sabendo exatamente quando e quanto receberá na hora de sua aposentadoria.
Caso tenha gostado do texto, compartilhe com os amigos e divulgue a importância se estar de olho na sua aposentadoria. Qualquer dúvida também é possível deixar um comentário, ficaremos felizes em ajudar.
 
Fonte: Portal AZ

Voltar



Quer saber mais?

Inscreva-se para receber nosso conteúdo!

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.

Ao informar seus dados, você está ciente da Política de Privacidade.

Desenvolvido por In Company